Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» Ano novo, o mesmo rumo…

Neste momento em que o novo ano começa, aqui deixo, aos meus leitores, uma sugestão: o que gostariam de ser e de fazer em 2013?

Ano Novo, vida nova. É esta a frase que, muitas vezes, se utiliza no início de um novo ano, traduzindo um sentimento de esperança e de aposta renovada numa vida melhor.

No entanto, a vida no dia 1 de Janeiro de cada ano é, fundamentalmente, a consequência das decisões que tomámos até ao dia 31 de Dezembro do ano anterior e dos objectivos que traçámos para os dias que se seguem ao dia 2 de Janeiro. O início de um novo ano será, certamente, um momento simbólico e de festa, mas não representará, na esmagadora maioria dos casos, um reinício completo de todas as dimensões da vida.

É este o curso do tempo das nossas vidas: o passado, o presente e o futuro. Mas, nesta construção diária da nossa existência, neste presente em que estamos, parece-me que o futuro deverá ser mais importante e decisivo do que o passado. São os nossos sonhos, os nossos projectos e as nossas ambições que deverão determinar as nossas opções no presente. O passado deverá servir de referência, para que possamos aprender com as experiências que já tivemos, não repetindo os mesmos erros e aproveitando as boas soluções.

O Ano Novo segue-se ao ano que termina. Todos desejamos que 2008 seja melhor que 2007. Mas, devemos olhar mais para a frente e pensarmos no que desejamos ser em 2009, 2010 e por aí adiante. É este olhar prospectivo – que só o futuro nos proporciona – que nos deverá guiar em 2008. Para que possamos dizer, no final de 2008, que estamos no caminho que escolhemos e para que não estejamos sempre a assumir os anos que se iniciam como o momento certo para tudo, na nossa vida, ser repensado.

Neste momento em que o novo ano começa, aqui deixo, aos meus leitores, uma sugestão: o que gostariam de ser e de fazer em 2013?

O meu desejo é que 2008 seja, para todos, um bom passo em direcção à resposta que deram à questão anterior!

31/12/2007

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social