Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» Em Arraiolos: dever cumprido…

…a Educação é não só um Direito, mas também um Dever…

No passado sábado, ocorreu uma cerimónia de grande importância em Arraiolos: foi, formalmente, inaugurado o Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Arraiolos (CNO) e foram entregues os certificados aos primeiros adultos que, aí, viram reconhecidas e certificadas as respectivas competências, a nível escolar.

Tive o privilégio de participar nos primeiros júris de certificação daquele Centro Novas Oportunidades e, através dessa possibilidade que me deram, de partilhar com todos (responsáveis, técnicos, formadores, adultos, funcionários e restante comunidade educativa) um momento muito significativo e muito bonito daquela instituição.

O trabalho, a dedicação e a postura do CNO, da Escola e de todos os seus profissionais foram exemplares. De facto, é exemplar o cumprimento do serviço público, que mais não é do que garantir, a todos os arraiolenses, o acesso e a frequência de sistemas de educação e formação com qualidade e num regime de Igualdade de Oportunidades e de Justiça Social. Neste aspecto, o CNO e a Escola de Arraiolos, bem como os respectivos responsáveis e colaboradores, estão, certamente, com a Felicidade do Dever Cumprido.

A entrega, a coragem, o trabalho e a responsabilidade de todos os adultos que já frequentaram, ou frequentam, o CNO da Escola de Arraiolos são também o testemunho de que os arraiolenses perceberam que a Educação é não só um Direito, mas também um Dever: o Dever de cada um aproveitar as oportunidades existentes para se qualificar e, dessa forma, dar um contributo mais qualificado e qualificante para o desenvolvimento de si próprio, da sua família, da sua terra e do nosso país. Todos estes concidadãos sentem, também, a Felicidade do Dever Cumprido.

Assim sendo, também eu sinto que cumpri o meu Dever para com a Escola de Arraiolos e para com os arraiolenses, que guardarei, para sempre, no meu coração, pelo ano e meio em que aí trabalhei, no início da minha vida profissional, já lá vão vinte anos.

02/06/2008

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social