Apresentação
Blogue No Entanto...
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
José Carlos Bravo Nico
Opinião
Diário do Sul Acção Socialista revista alentejo Dianafm

Diário do Sul

voltar à página anterior

» Europa...

A União Europeia é um bom exemplo do que é a construção complexa, mas pacífica, do presente e do futuro.

Após duas guerras mundiais em território europeu - a primeira entre 1914 e 1918 e a segunda de 1939 a 1945 -, seis países da Europa decidiram iniciar, em 25 de Março de 1957, uma caminhada de aproximação e de entendimento, que começou com uma preocupação de cooperação económica, em áreas sensíveis como o carvão e o aço, mas que tinha uma outra meta: a paz e a concórdia num continente devastado pelas guerras e pela miséria.

A esta construção comum foram aderindo, ao longo do tempo, outros países, de tal forma que hoje a União Europeia conta com vinte e sete estados membros que, diariamente e através de um complexo sistema de negociação, vão construindo uma das zonas do mundo com maiores índices de tranquilidade, prosperidade e democracia.

A construção europeia, com todas as dificuldades por que tem passado, e passa na actualidade, é um caso de verdadeiro sucesso. Há 50 anos que os países que constituem a União Europeia vivem em paz entre si, sendo que os respectivos habitantes têm vindo a atingir níveis crescentes de riqueza, educação e cultura.

Portugal aderiu à União Europeia em 1986. Desde essa data, o nosso país redireccionou o rumo do seu desenvolvimento e sofreu um forte impulso de modernização. Vinte e um anos depois da nossa adesão, o balanço é extremamente positivo.

A União Europeia é um bom exemplo do que é a construção complexa, mas pacífica, do presente e do futuro dos países e do continente europeu. A força das armas deu lugar à força e inteligência dos argumentos e dos processos negociais e as diferenças, que antes dividiam, são hoje a essência da força da Europa, enquanto espaço de Liberdade, Democracia, Prosperidade e Paz.

Qualquer um de nós pode, amanhã, montar-se num automóvel e atravessar toda a Europa até ao extremo Norte da Finlândia, tendo a garantia de que pode fazer esta viagem em Liberdade e Paz, utilizando uma única moeda, encontrando-se protegido por leis que respeitam os Direitos Humanos e conhecendo países que se regem por Democracias. Em que outra parte do mundo isto é possível?

26/03/2007

Página Inicial Actividade Profissional Actividade Política Curriculum Vitae Contactos Actividade Cívica e Social